Oi pessoal, tudo bem?
Não estranhem o título desse post, mas é bem pura verdade. Semana passada tivemos Amy Whinehouse no Brasil, voltando a cantar e começando a mostrar o que será seu próximo trabalho. Mas nessa onda meio vintage comecei a prestar atenção em uma mocinha que abriu os shows da cantora inglesa: Janelle Monáe (diz-se Janélle Monê).
Antes que vocês me olhem com uma cara de ??????, deixa eu explicar. Ou melhor, nas palavras da Wikipédia:
“Janelle Monáe é uma cantora, compositora e bailarina norte-americana. Lança em 2008 Metropolis: Suite I (The Chase). O EP foi bem recebido pela crítica, dando a Monáe em 2009, uma nomeação para o Grammy Best Urban/Alternative Performance, pelo single “Many Moons”.”
Tudo bem que nem sempre o que a gente lê vale mesmo a pena, então baixei o mais recente trabalho dela, Archandroid (que você pode comprar AQUI). E vou contar que gostei e muito!
Assim, ele lembra bastante o som da black music americana da década de 40, com uma forte influência de James Brown e Michael Jackson (inclusive em sua época Jackson Five). Mas ao mesmo tempo há bom toque de modernidade e guitarras levadas para o rock.
Outra coisa que me chamou a atenção foi o visual da cantora, sempre de terninho (thanks God uma cantora que ainda usa roupa!), sapato Oxford (tendência segundo os entendedores de moda), maquiagem bem bonita e fácil de usar, além do topetão. E mesmo assim feminina. A voz da também é muito boa, assim como as letras de suas canções, sem apelar para vulgaridades e cair na mesmice.
Na primeira vez que ouvi o CD só conhecia duas músicas, “Locked Inside” e “Tightrope”, que logo passaram a ser minhas favoritas, daquelas que não me canso de ouvir. Levei um susto porque achava que as outras canções seguiriam a mesma linha, mas não… há música instrumental, uma coisa meio r&b de Alicia Keys mas mais animada, uma black music menos gritada que uma Beyoncé e bastante identidade própria. Mammys odiou, mas eu gostei!
Então deixo aqui minha recomendação, se puderem, ouçam mesmo! O canal dela no Youtube é esse AQUI (e me deu uma vontade de mexer os pés como ela!). Recomendo também o vídeo da primeira apresentação dela em TVs americanas:
E depois me contem o que acharam!
A Carla já tinha me apresentado ieucurti!
Bem vinda, Val!