Oi gente, voltei.
Esses dias falei aqui de comprinhas, vira e mexe recomendo lojas, mas ontem me surpreendi com uma matéria na Uol, onde mostrava o descaso dos nossos Correios com as mercadorias que teoricamente são enviadas para você e para mim também.
Caso não saiba do que falo, é só clicar AQUI. Acaba também me lembrando de uma outra reportagem, dessa vez no IG, na qual carteiros do Rio Grande do Sul simplesmente abriam, liam e destruíam correspondências para se livrar do trabalho (sim, é verdade, está AQUI).
Fiquei pensando que realmente estamos na era do Jaiminho, lembra dele? Aquele do “Quero evitar a fadiga…”:
Vale ainda lembrar desse vídeo AQUI. Não sei como está a situação dela hoje, mas creio que o processo ainda esteja correndo. Falei tudo isso porque sempre confiei muito na empresa, porém ultimamente tudo mostra que mudou. Não quero jogar a culpa nos carteiros, porque ao menos os que fazem as entregas aqui em casa são muito legais.
A questão é o serviço mesmo, sabem? Quando fui lá para o Rio ver o show do Paul McCartney fui muitíssimo bem recebida pelo Lucas e sua família e achei mais que justo enviar uma lembrancinha para eles, como forma de agradecimento.
Minha mãe faz pães de mel, então montamos uma caixinha com alguns e fui até o Correio despachar. Fiz questão de embrulhar direitinho e escrever “Frágil” em todos os lados da embalagem. Pois qual foi minha surpresa quando a atendente simplesmente jogou o pacote para outro lado.
Na hora reclamamos e dissemos que era algo perecível e delicado, portanto necessitava de cuidados. E ela nos respondeu que sendo frágil ou não a empresa trataria da mesma forma, pois não há diferença para eles. Ou seja, se você mandar uma bala ou um computador, itens de papel ou cristal, tanto faz, o problema é seu porque a empresa pouco se importa.
A minha sorte é que os pães de mel chegaram direito no Rio (ok, quase uma semana depois, mas era PAC, relevei) e antes de estragar, afinal são itens artesanais. Mas achei muita falta de respeito conosco, parece que fazem sem vontade alguma, como se nós os obrigássemos a trabalhar!
Por isso que me espantei quando a caixa da Amo Muito chegou tão rápido, mesmo sem ser Sedex. Tenho uma segunda embalagem, da Yes!, que pelas minhas contas e código de rastreio, deve chegar hoje aqui em casa.
Ah, vale lembrar que fazer reclamação via site é a mesma coisa que nada, já tentei pelo formulário e até pela ouvidoria dos Correios, em fevereiro… adivinha se a resposta chegou?
Já que tocamos nesse assunto, me contem: vocês também tiveram ou têm problemas com eles? Resolveram? Como? O que acham do serviço?
Os Correios me odeiam, cada vez que vou postar alguma coisa, por mais simples que seja, se estiver em papel pardo e for de tamanho médio, o que normalmente é, eles perguntam o que estou enviando, e sempre arranjam uma desculpa pra eu não poder mandar como carta simples e assim me cobrar um valor absurdo pela entrega. E essa história dos carteiros gaúchos deixou todos nós gaúchos abismados e pensando se a encomenda que fizemos e ainda não chegou é pelo mesmo motivo #JaiminhoFeelings
Se uns tempos atrás me perguntassem qual serviço brasileiro eu recomendaria, não pensaria duas vezes e diria que eram os Correios. Hoje eu já não sei.
O envio via PAC já é caro, Sedex mais ainda e eles ainda querem qua paguemos o seguro (que na verdade não deveria sequer ser cobrado, quando há um seguro me dá a impressão de que nem eles mesmos garantem seu serviço). Não sei onde li mas me parece que eles agora estão sim limitando ou impedindo que enviemos grandes caixas e pacotes. Ok, e qual opção teremos para esses casos?
O que mais me entristece é a falta de respeito conosco, seja abrindo nossas mercadorias, quebrando ou mesmo se negando a dar informações. Essa dos carteiros gaúchos realmente me surpreendeu. No mínimo é crime, não?
Bom, os dois carteiros estão presos, espero que sejam punidos, já que violação de correspondências é crime federal, mas do jeito que anda nossa justiça…
To com uma encomenda do Cherry Culture que está parada na Central de Distribuição dos Correios do Rio de Janeiro desde 26/05. Já reclamei pelo Fale Conosco, nenhuma resposta. Fui até a agência do meu bairro pedir esclarecimentos munida do código de rastreio, só tive respostas vagas como “isso demora mesmo” ou “pode ter extraviado”. Não sei o que aconteceu, não sei se fui taxada se era o caso, enfim.
O pior é que nem posso fazer muita coisa porque o frete que paguei era o mais barato e teoricamente não dá direito a indenização. Mas sim, estou com muita, muita raiva. Quero saber o que fizeram com a minha caixa.
Detestei o Fale Conosco dos Correios, pior que não responderem direito é não darem satisfação alguma. Mas acho que se fosse o caso de taxar vc talvez já teria recebido o papel.
A gente fica meio amarrada, se paga frete mais caro fica com medo de ser taxada, se faz o mais barato não tem direitos… sacanagem, né?
Os meus da CC demoram perto de um mês, porém já tive um caso de demorar mais. O pior é estar parado nos Correios e ninguém falar nada. Será que se vc procurar um especialista, alguém do Procon ou algo assim, não consegue pressionar? Eu sinceramente não vejo o porquê de demorar tanto da Central até a casa da pessoa quando o pacote já está aí.
O meu que eu achei que viria hoje não chegou. Até ontem estava como “saiu para entrega”, vamos ver quando o bendito chega!
Tomara que seu pacotinho chegue logo, estou torcendo!