R.E.M anuncia fim da banda. :(

22 set

Oi gente, voltando!

Pois é, uma notícia triste para os fãs do bom rock pensante. O R.E.M acabou. A banda, liderada por Michael Stipe e com 31 anos de estrada, divulgou um comunicado oficial sobre a separação.

Imagem: Reprodução

Segundo os integrantes, era a hora de saber parar. Veja o comunicado, feito no site da banda, na íntegra e em  tradução livre:

“Para nossos fãs e amigos: Como R.E.M., e como amigos da vida toda e co-conspiradores, decidimos acabar a banda. Vamos embora com muita gratidão por tudo o que conquistamos. Para quem já se sentiu tocado por nossa música, nosso mais profundo agradecimento pela atenção.

(…) Um homem sábio certa vez disse: a habilidade em ir a uma festa é saber a hora de ir embora. Nós construímos coisas extraordinárias juntos, e agora vamos nos distanciar disso. Espero que nossos fãs percebam que essa não foi uma decisão fácil, mas tudo tem seu fim e nós queríamos fazer isso agora. Nós gostaríamos de agradecer a todos que nos ajudaram a ser o R.E.M. nestes 31 anos. Nossa maior gratidão a quem nos permitiu fazer tudo isso. Tem sido incrível”, nas palavras de Stipe.

“Uma das coisas ótimas sobre estar no R.E.M. foi o fato de que essas músicas e discos significavam muito pra gente tanto quanto pros nossos fãs. E ainda são. Ser parte de várias vidas é um dom inacreditável. Obrigada. Nós ainda somos grandes amigos. Eu sei que os verei no futuro, assim como sei que verei cada um que nos apoiou ao longo dos anos. Mesmo se for só alguém na loja de discos, ou em um clube, vendo um grupo de garotos de 19 anos tentando mudar o mundo”, diz Peter Buck, guitarrista.

“Durante nossa última turnê, começamos a nos perguntar o que faríamos depois. Trabalhar com música por mais de três décadas foi uma tremenda jornada. Sempre fomos uma banda no sentido mais real da palavra. Nos sentimos pioneiros nisso, não há brigas, não há advogados. Tomamos essa decisão amigavelmente. O tempo parece certo”, concluiu o baixista Mike Mills.

Dá para saber mais AQUI, AQUI e AQUI. A Uol fez um especial bem interessante sobre eles AQUI e AQUI. E se quiser saber mais sobre a história da banda, tem AQUI. Embora eu não seja a mais fã da banda e nem ter todos os trabalhos, gosto muito do que Stipe, Mills e Buck fazem: um rock calcado no underground, com letras bem feitas e muita opinião própria.

Claro que gosto dos hits, mas R.E.M para mim é bem mais que “Losing my Religion”, “Everybody Hurts” e “Imitation of Life”. Sempre dizia que gostaria muito de vê-los ao vivo e agora não poderei mais.

Me lembro muito bem de ver seus clipes na MTV, competindo no Disk de igual para igual com grandes nomes do pop como Madonna e Michael Jackson, além de bandas como Bon Jovi e Guns ‘n Roses.

O tempo foi passando, tanto eles como eu, amadurecendo e o som ficando cada vez melhor. Para mim eles sempre passaram a idéia da seriedade, da inteligência, da opinião e posição política pelo interesse, não pelo marketing. E por isso que eu sinto que eles não irão voltar, não é algo temporário, sabe?

Eu entendo completamente a vontade do trio de seguir seus próprios caminhos, afinal 31 anos juntos são difíceis. Porém confesso que me sinto meio órfã, porque fiquei sem referência, agora são raríssimas as bandas que gosto que ainda continuam na ativa (nem pensem em parar, FF!).

De qualquer forma fica aqui três sugestões de clipe (eu ainda acho que o terceiro foi feito para mim) e a vontade de curtir o som da banda. Vai deixar saudades.

Quem mais está com a sensação de coração apertadinho?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: