Palavras da Ange: Sobre os Documentos

26 set

Oi gente, tudo bem?

Hoje a Ange, nossa colabora expert em leis, trouxe um post bem interessante e que eu mesma vou utilizar. Sabem aquele monte de papéis de contas e comprovantes? A gente precisa mesmo acumular?

Vejamos o que a esepcialista nos diz:

“Por que guardar documentos?

 Muita gente se pergunta se deve ou não guardar documentos, quais devem ser guardados e por quanto tempo.

Parece eu! heheheh

Do ponto de vista legal, sim, você deve guardar alguns documentos para evitar cobranças indevidas, comprovar pagamentos. Em suma, você deverá guardar os papéis enquanto a obrigação que eles provarem não estiver prescrita, isto é, enquanto não for extinta a possibilidade de reclamar a violação de algum direito.

Os prazos de prescrição estão descritos no artigo 206 do Código Civil brasileiro. Com o término do período, quando você já não precisar provar que pagou, poderá jogar fora a documentação.

Documentos que comprovam pagamentos de impostos, como por exemplo IPTU, IPVA e Imposto de Renda, devem ser arquivados por cinco anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. Portanto, a declaração de IR de 2011deve ser mantida até janeiro de 2017.

Ainda assim, é importante agir com cautela, pois caso alguém cobre uma dívida prescrita, discutindo-se juridicamente o prazo prescricional, recomenda-se que, além de alegar a prescrição do direito, você consiga provar que quitou, exibindo o comprovante de pagamento.

Ressalte-se que não só para efeitos jurídicos que se deve guardar documentos antigos. Por vezes é preciso documentar algo perante a Administração Pública, mesmo sabendo que ela deveria ter tal documentação em seus arquivos.

E ainda, vale a pena lembrar também dos documentos que não provam pagamento, mas comprovam o cumprimento de alguma determinação legal, como diplomas, certificado de reservista etc.

No caso de documentação o que vale mesmo é ter um arquivo organizado.”

Ou seja, gente, guardem tudo que possa provar algo. Não só os documentos, mas comprovantes que eles estão pagos. Se puder, faça um arquivo, assim:

Eu faço pastas, com divisões: uma delas só para coisas do carro e outras para documentos em geral. Parece bobo, mas ajuda tanto! E vocês, fazem como?

PS: Imagens de reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: