Por que não uma Barbie careca?

16 jan

Oi, gente! Voltei!

E não fiz uma brincadeira no título, falei bem sério. Deixa eu contar a história. Como eu trabalho com assessoria de imprensa, uma das coisas que fazemos é o clipping, ou seja, uma busca nas notícias para algo que seja sobre ou relevante ao cliente. No meu caso, meu cliente se interessa por assuntos que envolvam beleza, saúde e consumo.

Enquanto estava lá vendo o que havia saído na internet, fui surpreendida pela manchete da Época, que dizia: Pais fazem campanha no Facebook para criar uma Barbie careca”. Curiosa como sou, cliquei na hora para ler. E então fui entender a proposta de ter uma boneca assim:

Imagem: Divulgação

Basicamente, a Mattel, fabricante da boneca, cedeu aos pedidos dos pais da pequena Genesis Reyes, então com 4 anos e fez uma Barbie sem cabelos. A questão é que a garota enfrentava um câncer e naquele momento passava pelas sessões de quimioterapia. Como a gente sabe, milhões de meninas, independente da nacionalidade ou faixa etária, sonha em ser uma boneca e com a menina não era diferente.

O problema é que Reyes olhava para a Barbie e se sentia triste por achar que não poderia mais ser uma princesa, assim como o brinquedo. Vendo o sofrimento da pequena, uma amiga dos pais de Genesis e que conhecia o presidente da fabricante, sugeriu à empresa uma boneca para tentar deixar a garota mais feliz.

A Mattel acatou a idéia e fez a Genesis, uma Barbie sem cabelos e vestida de princesa, como uma forma de mostrar que mesmo sem os fios a menina pode se sentir como uma princesa. Aí que a idéia persiste, mas com um pedido de ter uma boneca desse tipo na linha regular da marca, podendo assim alegrar outras meninas.

Para quem sabe um pouquinho de psico e pedagogia, até os 4 anos as pequenas são classificadas como integrantes da “fase rosa”, por isso a referência às princesas em brinquedos, roupas e outros itens. Um câncer atingindo as meninas nessa fase se torna bastante complicado, porque elas não têm a noção da perda dos cabelos, ainda mais quando suas referências no mundo infantil não compartilham da mesma realidade.

Aí que outros pais, que convivem com a mesma situação da pequena Genesis, criaram uma campanha no Facebook para incentivar a Mattel a fazer Barbies sem cabelos, não só por causa de câncer, mas também por outras doenças e também para ajudar as meninas a entender quando isso acontece com outras pessoas de seu convívio.

A campanha Barbie Bald and Beautiful já conta com 13 mil pessoas ao redor do mundo e tem a versão masculina, a Bald G.I. Joe Movement, já que os meninos também merecem, né? Você pode ajudar não só curtindo as páginas indicadas aqui no post como também assinando a petição e espalhando para seus contatos.

Eu sei o que é ter um parente com essa doença e o quanto isso dói em nós, por isso já faço parte desse movimento. Gostaria muito que vocês fizessem também, a gente sabe o quanto a Barbie nos influencia desde pequenas e se pudermos deixar as crianças ao menos um pouquinho mais felizes, será ótimo, não? Quem mais vai participar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: