Como usar base em dias quentes, por Marcos Costa

22 mar

Oi, gente! Voltei!

Estava guardando esse post por uns dias, mas achei que era uma boa hora para divulgar. Como sabemos, acabamos de sair do verão e entramos no outono, estação essa que, na teoria, é mais fria e complicada para a nossa pele porque até então sofríamos com o calor e a oleosidade no rosto, por exemplo e do nada vamos para algo gelado.

A questão é que nem sempre o tempo fica como queremos, como aqui em SP, que continua em uma espécie de verão. E aí a pele brilha, produz mais óleo e a maquiagem não aguenta, né? A gente tenta, mas dificilmente fica assim:

Imagem: Reprodução

Falei tudo isso porque o maquiador Marcos Costa, “só” o responsável pela linha Natura Una, deu uma entrevista para a Uol explicando como usar base e outros produtos em dias muito quentes. Achei muito bom porque né, as meninas lá do Nordeste, por exemplo, continuam a ter sol no seu dia a dia (invejinha branca).

Separei alguns trechos, mas no final do post tem o link para a matéria completa, ok? Então vamos lá, nas palavras do profissional:

UOL Estilo: Existe alguma super dica para se usar base nos dias mais quentes?
Marcos Costa, maquiador: A base é a etapa mais importante da maquiagem e é um produto que deve ser usado em qualquer época do ano, principalmente no verão, afinal, é nesta época que a pele mais precisa de cuidados e atenção. O ideal é escolher produtos leves, nesse caso uma base líquida, que geralmente é à base de água; e sempre de acordo com o tom da pele, isto é, o mais fiel possível a cor natural. Isso vale também para quando a pele estiver bronzeada: aproxime ao máximo o tom da base a cor do bronzeado adquirido. Mas não vale a pena tomar sol no rosto, os danos em longo prazo são grandes. As mulheres que gostam de uma pele mais bronzeada podem lançar mão de um produto “substituto do sol” como, por exemplo, uma base “bronzant”.

Como fazer para o suor não misturar com a base e ficar aquele efeito melado e artificial?
Escolher o produto certo. Bases que contêm silicone na fórmula são as mais indicadas para o calor, pois deixam aquele aspecto aveludado no rosto, que é lindo, e tem alto poder de fixação. Para saber, é só conferir no rótulo e ver a lista de ingredientes da fórmula.

Nem sempre o protetor solar com pigmentos tem um efeito natural sobre a pele, pois é raro que não seja denso. Mesmo assim, ainda é uma boa opção para corrigir a pele nessa época do ano?
Antes de qualquer coisa, protetor solar é saúde, é tratamento. O ideal é escolher um produto que combine com o tipo da pele. E as boas bases já possuem filtro em suas fórmulas. O ideal é um filtro com fator de proteção 30, mas no geral as bases vêm com FPS 15, o que para o dia a dia é suficiente, mas não para o verão. Nesse período de maior incidência solar, sugiro a aplicação de um filtro mais alto, mais potente, antes da base (ou um tratamento adequado para cada necessidade). Ao contrário do que a maioria pensa, não tem problema algum, a pele não vai ficar pesada.”

Para ler a matéria na íntegra, clique AQUI. Aliás, vale muito a pena ler também o blog do Marcos Costa, ele posta tutoriais bem interessantes e não muito complicados, valorizando diversoso tipos de pele e situações. E me digam, como vocês lidam com a maquiagem no calor? Abrem mão do filtro solar em prol da beleza?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: