Quanto você gasta em maquiagem por mês?

3 abr

Oi, gente! Tudo bem?

Ontem, no finalzinho da tarde, vi o link de uma notícia do InfoMoney dizendo que mais da metade das brasileiras gasta até R$ 100,00 só em maquiagem a cada mês!

Imagem: Reprodução

Olhem só:

“Mais da metade das mulheres brasileiras costuma gastar, por mês, entre R$ 20 e R$ 100 com produtos de beleza.

Para 14% das consumidoras de produtos desse tipo, o gasto mensal está entre R$ 101 e R$ 150, enquanto 12% afirmam não ter controle do quanto é gasto com os itens, revela um estudo feito pela Sophia Mind.

Geralmente, as mulheres usam a internet para conhecer melhor os produtos antes de comprar, além de pesquisarem preços e dicas de como usar os produtos.

Elas ainda afirmaram que dão mais importância às opiniões de outras mulheres que usaram determinados produtos e comprovam sua qualidade.

Compras no mês
No próximo mês, 80% das consumidoras afirmaram que vão comprar produtos para o cabelo e pouco mais da metade pretende comprar hidratante.

De acordo com o levantamento, apenas 8% disseram que não usam produtos para o cabelo, enquanto metade delas afirmou que usa protetor solar diariamente.

A maioria delas está satisfeita com os produtos existentes no mercado, mas mesmo assim, aceitariam experimentar novos produtos. Já as mais fiéis aos produtos que consomem apenas trocariam caso não os encontrassem nas prateleiras, não sendo a promoção um fator determinante na decisão de compra. Dentre as que se dizem insatisfeitas, a principal causa é o preço elevado do produto e não a qualidade do mesmo.

Qualidade x Preço
Na hora de decidir a compra, 85% das consumidoras levam em consideração a qualidade do produto. O preço aparece na segunda posição, com 45% das respostas.

Para 26%, a maior influência é se o produto for indicação de um profissional de confiança, já 17% acredita que a marca define a escolha.

Outros detalhes levados em consideração é a indicação de amiga ou familiar (8%), responsabilidade social (5%), atendimento ao cliente (3%), blogs (3%), relacionamento com consumidor (2%) e outros (1%).”

Fonte: InfoMoney

Tomei a liberdade de deixar em negrito algumas partes que me chamaram mais a atenção. O que achei mais louco foi que 12% das mulheres simplesmente não conseguem se controlar e a gente sabe muito bem como isso termina: dívidas imensas, juros, problemas no cartão, perigo de sujar o nome… são vários.

Fico pensando o quanto disso é uma questão de cuidado, vaidade ou até mesmo carência. E mais: quanto nós, blogueiras, acabamos influenciando ou incentivando esse comportamento. Eu mesma fiz uma série de compras recentemente, que se transformaram em inúmeros posts, mas no meu caso era realmente uma questão de aproveitar a oportunidade ou adquirir coisas que de fato irei usar.

Só que nós sabemos que nem todo mundo é assim e muitas meninas por aí acabam descontando suas frustrações em compras, assim como fazem com comida, por exemplo. Aí chegam em casa e se encontram com várias sacolas cheias de produtos, mas que não preenchem o vazio que essas pessoas sentem, sabem?

A primeira vez que li a pesquisa fiquei pensando “ah, mas eles falam isso por causa do preço. Já tem base nacional a R$ 100,00″, só que essa porcentagem de mulheres que compram sem saber é que ficou martelando na minha cabeça. Vim para casa analisando se eu não tinha vivido isso e acho que sim, lá atrás e especialmente com esmaltes porque a gente não sente o peso no bolso, né?

Minha sorte é que de mais ou menos seis meses ou um ano para cá passei a ser mais seletiva e a comprar o que realmente precisava. Ou que eu saberia que ia usar. Isso não significa que a wishlist tenha acabado, ao contrário, mas ao menos agora só faço o pedido depois de ver que o antigo está mesmo acabando. Sem contar que aos poucos estou voltando aos princípios do blog: dar preferência aos itens nacionais e mais em conta porque afinal ninguém está jorrando dinheiro.

Queria deixar essa pesquisa como reflexão para vocês, mas gostaria de ler suas opiniões: já pararam para pensar quanto vocês gastam com maquiagem? E mais: sua compra é feita por necessidade, vontade ou impulso? Já se pegaram pensando se realmente precisavam daquele cosmético depois de terem passado no caixa? Como foi?

2 Respostas to “Quanto você gasta em maquiagem por mês?”

  1. georgiajacome 03/04/2012 às 18:51 #

    Tenho MUITA coisa, mas nem me lembro qual foi minha ultima compra de maquiagem. Acho que foi há 2 anos, pq estava viajando e os preços são bastante convidativos 😉 Viajo novamente em Julho e aí sim pensarei em comprar algo.
    Sou mega pão dura (hehe minha mãe até briga comigo por isso), mas tenho 3 irmãs e uma mãe mega consumistas que acabam comprando sem precisar e me doam tudo 😉 Com certeza não faço parte dessa estatística, já que detesto gastar meu dinheirinho e assumo haha 😉 Beijos!

    • Carla Jaróla 03/04/2012 às 23:03 #

      Hahahaha! Então você não está nos 12%, mas é beneficiada pela caridade alheia…

      Já tive fases mais consumistas, agora estou me controlando. Não sou contra comprar, sou contra a compra sem motivo.

      Já estou vendo que você vai voltar de viagem carregada, né?

      Beijos!

Deixe um comentário

