Os 45 anos do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

4 jun

Oi, gente! Tudo bem?

Fãs de Beatles estão felizes (eu, pelo menos, estou). Sexta-feira passada o histórico álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” completou 45 anos. Esse aqui:

Imagem: Reprodução

O disco foi lançado em 1º de junho de 1967, passou 27 semanas no topo da parada britânica e 15 nas americanas. Sgt Pepper’s mudou a história do rock/pop mundial por diversos motivos: a capa histórica, as letras no encarte (sim, até então isso não existia), mistura de sons indianos e ingleses, guitarras com cordas, instrumentos de sopro, novas formas de gravação…

Os Beatles levaram cerca de 4 meses para gravar, editar e lançar o álbum. O que eu, Carla, acho mais legal, é o fato de as músicas serem meio que emendadas, sabe? Não há aquele intervalo de alguns segundos, cada canção se encaixa na outra, contando uma história com começo, meio e fim.

A famosa capa foi produzida pelo designer Peter Blake e traz uma colagem com diversos nomes conhecidos, como Marilyn Monroe, Marlon Brando, James Dean, Sigmund Freud, Karl Marx, Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Bob Dylan, Stu Sutcliffe (baixista original da banda) entre outros. A idéia era colocar outras personalidades, como Jesus Cristo, Adolf Hitler e Elvis Presley, mas por questões judiciais (Lennon já havia dado a declaração de que os Beatles eram mais famosos que Cristo) e históricas, foi descartada. Ainda assim, centenas de outros artistas reproduziram a imagem durante suas carreiras.

O som também influenciou outras bandas e músicos. Jimi Hendrix ficou encantado e em menos de 48 horas havia aprendido todo o repertório do álbum, os Beach Boys, que haviam impressionado os Beatles com o “Pet Sounds”, ficaram surpresos com o disco, Stones, Clapton e até mesmo os Stooges viveram os efeitos do Sgt. Peppers.

Eu tenho esse álbum, em CD e digo que é incrível. Os sons se encaixam, as letras continuam atuais, a produção é rica e cheia de detalhes… tudo fica redondinho nesse LP, sabem? Não sei dizer se o considero o melhor trabalho do quarteto, porque como fã fica muito difícil escolher um só.

Para citar alguns dos inúmeros hits de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band:

Essa eu vi ao vivo, é impressionante:

E uma das mais lindas deles:

As influências do LP são tão grandes, tanto na época quanto nos dias atuais, que podia passar dias escrevendo sobre isso. Mas aí como o post ficaria gigante, achei melhor indicar esse link, que está bem completinho.

Agora vou lá no cantinho ouvir mais um pouco. Quem vai comigo?

6 Respostas to “Os 45 anos do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”

  1. Deise Fê 04/06/2012 às 13:39 #

    Beatles, sempre Beatles! 😀 E falando neles… Conhece isso? http://thebeatlesneverbrokeup.com/
    Eu queria saber que droga esse cara usou. uhauhauhauhauhauh

    • Carla Jaróla 07/06/2012 às 18:29 #

      Não sei se eu fico mais curiosa pelo conteúdo da fita ou pelo que o cara usou! hahahaha

  2. Deise Fê 04/06/2012 às 13:41 #

    Ah, e outra coisa: eu SEMPRE leio seu blog via celular (o meu é pobrinho, hihi) e nem dá pra comentar. Acho feliz quando consigo 😀

    • Carla Jaróla 07/06/2012 às 18:30 #

      É mesmo que não dá para comentar via celular? Vou fazer esse teste também.

      Mas adorei saber que você lê o blog! Fico muito feliz com isso!

  3. TONHAUNM 04/06/2012 às 17:34 #

    Wow! \o\

    Já viu esse meu, Carla?

    http://tralhasmodernas.blogspot.com.br/2010/02/beatles-1967-sgt-peppers-lonely-hearts.html

    Abração! =D

Deixe um comentário

