Update – Leitura da Semana

26 nov

Oi, gente! Tudo bem?

Hoje ao invés de mostrar algumas sugestões de lançamentos de livros, resolvi mostrar um dos que estou lendo. Conforme eu acabar um, mostro outro (há uma pilha na cabeceira da minha cama).

Atualmente leio “O que faz o brasil, Brasil?”, de Roberto DaMatta. Esse aqui:

E o John Lennon alí no fundo manda um “oi”

Só para vocês saberem um pouquinho da obra, reescrevo abaixo um pedacinho da contracapa:

“(…) Somos brasileiros na devoção e no sincretismo, no culto à ordem e na malandragem, no trabalho duro e na preguiça. O Brasil maiúsculo que Roberto DaMatta apresenta não é um conjunto de instituições ou de fatos históricos, e sim o fundamento da nossa identidade. Nossa brasilidade é um estilo, uma maneira particular de construir e perceber a realidade.”

O livro foi escrito por um dos mais conceituados antropólogos do país e define o que de fato nos torna brasileiros, diferentes de outras nações. Ao invés de se prender em temas mais fechados e transformar a obra em uma tese ou algo técnico, o autor conta, com exemplos simples, porque somos únicos.

Aliás, como citado na contracapa, há duas formas de definir o país: o brasil, em minúsculo, que todos conhecemos e é nosso estado, e o Brasil, em maiúsculo, que engloba as pessoas, suas particularidades e personalidades.

Ainda estou no começo, na metade do segundo capítulo, e até agora gostei desse título. Não é a leitura mais fácil, porém nada impossível de entender. Agora, por exemplo, leio um trecho em que DaMatta define o conceito de casa, não exatamente da física, mas sim da questão lar e os valores que nos unem nesses ambientes.

Para quem tem um pouco mais de dificuldade em ler, vale a pena saber que ele tem fonte grande, algumas imagens e é fininho (a edição que leio tem 126 páginas. Ou seja, sem motivo para não olhar para ele, né?).

Se eu fosse você, daria uma olhada nele, para saber de fato o que nos define. Será que somos brasileiros ou Brasileiros? E quando os somos? Dá para saber mais AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: