Outubro Rosa – O que é e como participar

10 out

Oi, gente! Tudo bem?

Provavelmente vocês devem ter visto em outros blogs e sites algo sobre o Outubro Rosa. Mas você sabe o que é?

O Cristo Redentor iluminado em rosa. Foto: Reuters

O Cristo Redentor iluminado em rosa. Foto: Reuters

O Outubro Rosa foi criado em 1990, como uma iniciativa para levar a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e a importância da mamografia. Para vocês terem uma ideia, essa é a segunda maior causa de morte entre as brasileiras. Segundo dados do Ministério da Saúde, 13.225 mulheres morreram, vítimas da doença em 2011.

O Instituto Nacional do Câncer estima que, até o final do ano, aproximadamente 53 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no país. Por isso, é necessário realizar todo um trabalho de educação e informação, incentivando a criação de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, acompanhamento médico constante, a realização da mamografia e a prática de exercícios físicos.

Sei que muitas de nós se sentem incomodadas ao fazer o exame (e convenhamos, é desconfortável mesmo), mas vale o “sacrifício” se pensarmos que estamos nos cuidando e evitando que tenhamos um sofrimento maior no futuro.

Durante esse mês, alguns monumentos no mundo todo ficam iluminados na cor rosa, que representa a causa. Sábado estive no shopping JK Iguatemi (só para fingir que sou rica) e ao sair, à noite, notei que o prédio estava com a cor.

Além disso, algumas empresas desenvolvem ações para incentivar ao menos a conscientização. A Clinique, por exemplo, disponibilizou uma versão exclusiva do Chubby Stick, com um nécessaire. O preço é R$ 69,00 e toda a renda adquirida vai para o Breast Cancer Awareness Campaign, campanha que combate a doença.

O produto se esgotou rapidamente no site do fabricante (o meu mesmo ainda não chegou. Atualizo assim que o receber), mas vale olhar nas lojas físicas caso tenha interesse em comprar o lip balm e colaborar com a iniciativa (vale muito a pena acessar a fan page da BCA e ver depoimentos de mulheres que lidaram ou ainda convivem com o câncer). A Avon realiza eventos (em São Paulo há uma roda gigante enorme) e revende produtos específicos com renda revertida.

Mas se você não quer comprar nada ou participar de eventos, ainda dá para ajudar. Se já tem mais de 40 anos, faça seus exames preventivos, peça a seu ginecologista para realizar a mamografia, faça os tratamentos corretamente.

Se é mais nova, dá para se cuidar também. Observe se não aparecem nódulos nos seios, faça o autoexame (e se tiver dúvidas ou ficar insegura, fale com seu médico). Avise mãe, sogra, irmã, tia, avó… Quem puder.

A gente, infelizmente, ainda não tem uma cura mais rápida para o câncer que não seja um tratamento muitas vezes incômodo, então se durante toda a nossa vida nós nos cuidarmos, evitamos receber um diagnóstico pior mais tarde.

Se o câncer de mama for notado logo em seu estágio inicial, as chances de eliminarmos a doença são maiores e é possível ter uma vida normal. Conheço pessoas que venceram o câncer mais de uma vez e estão aí, saudáveis.

Por isso, a conscientização e o cuidado são as nossas maiores e melhores armas. Aproveito para deixar alguns links muito interessantes sobre o tema:

Pop Topic;

Jornal Hoje;

Breast Cancer Awareness Campaign Brasil;

Ministério da Saúde;

Instituto Avon;

Instituo Nacional do Câncer

Anúncios

Uma resposta to “Outubro Rosa – O que é e como participar”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Chubby Stick e produtos Clinique | Boyish 'n Girly - 31/10/2013

    […] se lembram quando contei AQUI sobre o Outubro Rosa e a iniciativa da Clinique em lançar uma versão do Chubby Stick para a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: