Comprinhas na Liberdade – Gordices

29 out

Oi, gente! Tudo bem?

Algumas semanas atrás, fui com a Fernanda, do blog O Babado, à Liberdade. Para quem não conhece, é um bairro da cidade de São Paulo, conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa no país e que também abriga a maior colônia nipônica brasileira. Fica ali na região da Sé, bem no centro da cidade.

Se você quiser saber mais sobre a Liberdade, aconselho a visitar o portal do bairro e também a descrição do local no Wikipédia. Gosto muito de ir lá porque é fácil chegar e você se sente mergulhado na cultura oriental mesmo (incluindo a chinesa, a coreana e até mesmo a de Taiwan). Tem nome de banco em japonês, as luminárias típicas, roupas, comidas, objetos, jardins, decoração…

E para quem gosta de fazer compras, pode ser uma ótima oportunidade de trazer itens típicos e cosméticos, já que por lá encontramos duas unidades da conhecida e tradicional Ikezaki, além de lojas como a Audrey e a Ludovicus. Como a Liberdade por si só merece vários posts, resolvi separar o que trouxe de lá em uma série, assim ninguém se cansa, né? Hoje trago as gulodices que trouxe (e estreio uma tag nova, só para gordices). No próximo, falamos de beleza, ok?

Acabei comprando tudo no mesmo lugar, mas como parte das coisas são bem típicas ou encontradas somente na Liberdade, vale o destaque:

01 - Liberdade

Lá na Marukai, uma espécie de mercadinho só de itens asiáticos ou orientais, encontrei todos esses itens. Não sou a mais apaixonada por comida japonesa (mas adoro a chinesa), embora minha curiosidade pelo tema e a criatividade deles me cative. Então acabei comprando tudo isso lá.

02 - Liberdade

Ok, Skittles nem é nada absurdo, né? Mas vocês não têm noção do quanto amo essa balinha e ela faz parte da minha infância! Aqui em São Bernardo não a encontro com facilidade e quando a vejo, o preço está bem acima do normal. Prefiro a embalagem vermelha, tradicional, mas estava em falta e como sou a louca dos doces, trouxe as duas para experimentar.

Cada uma custou R$ 4,30 (eu sei, ainda é caro), enquanto em outros locais costumo ver por ao menos R$ 6,00. Entre os dois pacotinhos, gostei mais do Tropical. Aliás, ficou ainda mais gostoso consumindo depois de tirar da geladeira, acho que ficou mais fresquinho e cortou o super doce da bala. Mas agora quero testar com as outras versões! Hahahaha

03 - Liberdade

Olhem que legal. O BomBom, essa latinha da esquerda, é um suco de uva Itália. Suco mesmo, nada de refrigerante. E tem pedaços! hahahaha Até coloquei em um copo para ver, o líquido fica totalmente transparente e são partes da fruta mesmo, como na embalagem. Duvido que deva ser isento de conservantes e afins (só depois que reciclei a lata me lembrei de ver), mas achei o gosto bom e levinho.

O engraçado foi que tinha duas versões, como escrito na embalagem: com e sem pedaços. Fiquei cismada e optei pela segunda, mas ainda assim tem. Ou seja, nunca acredite somente na lata! hahahaha Paguei R$ 2,00, o que considerei justo e vem 238ml. Não sei dizer onde mais ele pode ser encontrado, infelizmente.

Já o da direita foi minha surpresa. Não dava nada pelo Lychees, que é suco de lichia, até porque nem é minha fruta predileta. Comprei por total curiosidade mesmo e adorei. Muito melhor que o BomBom, fresquinho, doce na medida, com gosto da fruta mesmo. Claro, deve ser artificial também, mas nessas horas, who cares?. O Lychees tem 320ml na lata e custou R$ 2,50. Se soubesse que ia gostar tanto, tinha trazido muito mais!

04 - Liberdade

Já contei que sou curiosa, né? Mas olhem bem, tem como não amar as embalagens da Koala’s March? Que coisa mais fofa! É uma bolacha produzida pela Lotte e lançada no Japão. Nos Estados Unidos chegou só em 1984. O biscoito tem formato de coala e diferentes sabores, como mel, leite, café, abacaxi e banana. Os mais comuns são os que comprei (únicos disponíveis na Marukai): chocolate e morango, sendo estes também os únicos disponíveis nos EUA, além de uma versão com cookies de chocolate.

O legal é que a Koala’s March apoia a Australian Koala Foundation, que lida com a preservação do animal no continente. Achei neste blog um pouco mais de informação sobre os produtos também. Aí que trouxe só uma embalagem de cada porque fiquei com receio de ser artificial demais e não gostar.

Tonta eu, porque ao colocar uma unidade de chocolate na boca, bateu total arrependimento de não ter comprado um bom estoque. Meu Deus, que delícia! A casca é levemente adocicada, crocante e fininha e o recheio, super cremoso, daqueles que derretem na boca, sabe? Muito diferente e delicioso!

Paguei, com dor no coração, R$ 4,10 em cada caixinha, mas já soube que em outros locais pode ser encontrado com preços que vão até SETE REAIS! Muito caro, né? Não sei se teria essa coragem…

05 - Liberdade

Acho que nunca contei aqui, mas minha mãe nasceu em São Paulo. Antes de se casar, ela fez um curso de cabeleireira lá na Liberdade, então conhece bastante do bairro (imaginem mommys, ruiva, com sardas, olhos verdes e total descendência italiana e espanhola, no meio dos japoneses, em plena década de 60/ 70? Hahahahaha).

Fui com ela no bairro algumas vezes e desde que nasci ela fala que ama um doce oriental, o fukashi manju. Esses bolinhos brancos acima são feitos de farinha de trigo, sal, açúcar, ovos, óleo e outros ingredientes e tem recheio de feijão! Sim, feijão! Nem me perguntem o gosto, ainda não tive coragem de experimentar, é surreal demais para mim. Hahahaha

Paguei R$ 5,40 nesse pacote com 280g, o que achei bem caro. Mas como aqui em SBC é impossível encontrá-lo e queria agradar a formiga-mor de casa, trouxe. Ela adorou e em uns 3 dias acabou com a embalagem. hahahaha O mais engraçado é que já conversei com alguns orientais e eles não gostam de mandju. A Bete, que colabora aqui, chama a sobremesa de “doce para ocidental” (Bete e seu humor único).

Na Marukai comecei a conversar com uma senhora (e óbvio, me esqueci de perguntar seu nome) e ela também não gosta. O que será que esse doce tem que cativou mommys a esse ponto? Hahahaha Acho que na próxima vez experimento, fiquei bem curiosa em testar o famoso mochi/ moti também.

Para quem gosta de cultura oriental e de sua gastronomia, vale muito a pena tirar ao menos uma tarde para conhecer a Liberdade. O acesso de metrô é o mais fácil, há uma estação bem no meio do bairro. Grande parte das lojas fica na região da rua Galvão Bueno, na própria avenida da Liberdade ou na rua dos Estudantes.

Vai também um servicinho:

Marukai

Rua Galvão Bueno, 34

Liberdade – SP

Telefone: (+55xx11) 3341-3350

Padaria Itiriki (almocei lá, o buffet típico é bom, os pratos a la carte estavam bem bonitos. Agora quero testar o kare pan assado e o suco de pobá)

Rua dos Estudantes, 24 (pertinho da unidade do Bradesco, quase na frente da estação Liberdade do metrô – Linha 1, azul)

Liberdade – SP

Telefone: (+55xx11) 3277-4939

– Restaurante Chi Fu

Praça Carlos Gomes, 200 (pertinho da Ikezaki nova)

Liberdade – SP

Telefones: (+55xx11) 3101-8888 e (+55xx) 3112-1692. É algo bem tradicional, de mesa redonda grande, cardápio em chinês, atendentes que pouco falam a nossa língua, tudo servido em cumbucas e sem garfo e faca. Como é mais para comida chinesa (ou de Hong Kong), então prepare-se para pratos um pouco mais gordurosos. Eu já pedi frango xadrez e o chop suey e para mim estavam ótimos. Serviu duas pessoas (Bete e eu) e dá para trazer o que sobrou para casa. Não me lembro do preço, mas não era caro e só aceita pagamento em dinheiro. Há resenhas AQUI e AQUI.

4 Respostas to “Comprinhas na Liberdade – Gordices”

  1. Luciana 29/10/2013 às 13:29 #

    Odeio esse troço com recheio de feijão!
    E onde eu trabalho, também tem o suco BomBom, mas custa R$3,20 😀

    • Carla Jaróla 31/10/2013 às 23:32 #

      Impressionante, acho que só minha mãe gosta do doce! hahahaha

      Beijos!

  2. fernandavsilva 30/10/2013 às 13:25 #

    Uhmmm só de pensar naquele nosso almoço já me dá água na boca kkkkkkkkk
    Bjoss Cá

Deixe um comentário

