Update – Leituras da semana

2 dez

Oi, gente! Tudo bem?

Essa semana teremos uma série de sugestões de presentes para o natal. Pensei em começar a série com sugestões de boxes de livros, que podem ser uma boa ideia, mas acho que eles estão em falta, então optei por títulos que chegam às livrarias por esses dias, são fáceis de encontrar e agradam quem irá receber. Alguns são clássicos, outros são releituras, porém sempre interessantes.

Vejam só:

01 - 50 Contos de Machado de Assis

– 50 Contos de Machado de Assis, Machado de Assis/ John Gledson – Editora Companhia das Letras: já começo pedindo desculpas pela imagem, mas não consegui encontrar uma com maior resolução. Adoro Machado de Assis e considero essa uma das melhores formas de apresentar o autor a quem ainda não o conhece. Os contos dele são incríveis! Entre os temas abordados está o de uma mulher tão obcecada em ser jovem e esconder a idade que impede a filha de se casar, um homem com o mórbido hábito de torturar ratos e que encara a morte da mulher com o mesmo sentimento, um menino de 15 anos que se empolga com a visão dos braços de uma mulher mais velha… E outros tantos outros.

02 - 1001 Livros para Ler Antes de Morrer

– 1001 Livros para Ler Antes de Morrer, Peter Boxall – Editora Arqueiro: impossível não agradar com esse livro, ao menos UM exemplar ele deve ter lido ou se identificar. Quer ver algumas obras citadas? Tem “Dom Quixote”, de Cervantes, “Os Lusíadas”, de Camões e até mesmo obras mais recentes, como “Tudo se Ilumina”, de Jonathan Safran Foer. São muitos estilos, gostos e detalhes apresentados em resenhas feitas por especialistas. Entre os autores brasileiros citados, encontramos Mia Couto, Lygia Fagundes Telles, Lima Barreto e Aluísio de Azevedo.

03 - O Mundo de Sofia

– O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder – Editora Companhia das Letras: sou suspeitíssima em falar deste livro, porque o tenho como meu exemplar de cabeceira, daquele de listinha de favoritos, sabem? Mas gostos à parte, a obra tem como foco a jovem Sofia Amundsen, que nas vésperas de completar 15 anos, começa a receber cartas e cartões -postais misteriosos. Eles perguntam quem ela é, de onde vem e sua função no mundo e são todos vindos do Líbano para uma certa Hilde Moller Knag, também desconhecida de Sofia. Aos poucos, ela vai tentando desvendar o mistério, enquanto aprende sobre a história da filosofia ocidental. Li quando tinha 15 anos também e vira e mexe o busco novamente.

04 - Os Trabalhadores do Mar

– Os Trabalhadores do Mar, Victor Hugo – Editora Cosac Naify: um verdadeiro presente para os amantes da literatura, esse box conta a história de Gilliat, um jovem trabalhador ignorado pela comunidade. Ele se apaixona pela sobrinha do armador Lethierry, Déruchette e para conquistá-la, encara uma batalha contra a natureza, tentando encontrar o motor do navio a vapor que o armador conduzia. O romance tem como base a ilha de Guernesey, onde o autor viveu durante um período de exílio e possui capítulos inéditos.

05 - Fernando Pessoa - O Livro das Citações

– O Livro das Citações, Fernando Pessoa – Editora Record: um dos maiores nomes da literatura nacional e portuguesa tem mais uma obra revisitada. Com trechos selecionados por José Paulo Cavalcanti Filho, temos versos sobre desassossego, solidão, amor e liberdade, além de mais outros 296! É poesia pura, única e inigualável, como somente Pessoa sabia fazer.

Semana que vem eu volto, hein?

Observação: imagens de divulgação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: