Gordices de finde

14 mar

Oi, gente! Tudo bem?

Como disse ontem, a partir de hoje nossas sextas-feiras serão representadas por uma nova tag, a Gordices de Finde. Aqui vale dicas de restaurantes, produtos, pratos, receitas e tudo mais que seja fácil, gostoso e prático na culinária. Não esperem muita coisa saudável, até porque como vamos começar o final de semana, que nos preparemos para enfiar o pé na jaca! Hahahaha

Acho que não havia comentado aqui que eu gostava de fazer sobremesas, mas não ia muito frequentemente para a cozinha. Sabem como é, família italiana, a mãe se apodera das panelas e você vai deixando para depois. Até que mommys adoeceu e, do dia para a noite, a Carla passou a controlar o fogão.

O que foi bom porque redescobri esse lado e não me incomodo em exercê-lo (ok, só lavar a louça que ninguém merece). E me peguei revirando os cadernos de receita, vendo programas de TV… Que foi de onde tirei a receita de hoje, vinda lá do chef Felipe Cilli, do programa Mulheres, da TV Gazeta.

Gosto das receitas dele porque são rápidas, práticas, gostosas e sem frescura. A de hoje é bem assim e fez bastante sucesso aqui em casa. Ladies and gentleman, com vocês, a Torta Chocolimão:

01 - Gordice

Mas ficou bonita, hein? Vamos à receita:

Massa:

  • 200g de biscoito de amido de milho;
  • 50g de manteiga (eu usei aquelas de tablete, em temperatura ambiente, para agilizar).

Observação: vai ficar uma massa esfarelenta mesmo, inclusive na hora de cortar. Não se assuste, é normal.

Recheio:

  • 500g de chocolate meio amargo (aqueles de barra. E sim, precisa ser meio amargo, para cortar um pouco o doce do creme de avelã);
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga (a mesma da massa);
  • 1 lata de creme de leite (eu usei de caixinha, para não ter que tirar o soro. Deu certo);
  • 2 colheres (sopa) de creme de avelã (aquele do potinho caro, sabem?

Cobertura

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite (também usei a caixinha);
  • ½ xícara (chá) de suco de limão (usei o limão fresco e espremi na mão, na hora. Deu um pouco mais de 3 limões);
  • ½ envelope de gelatina incolor e sem sabor;
  • Raspas de limão (opcional, para decorar. Eu não usei dessa vez por preguiça).

Modo de preparo

Crosta:

Triture os biscoitos no liquidificador ou triturador e misture com a manteiga. Forre o fundo de uma forma e leve para assar por 10 minutos em forno médio. Ela fica pronta quando estiver bem douradinha e mais grudadinha.

Recheio:

Derreta o chocolate com a manteiga (eu escolhi fazer no banho maria, mas se você souber fazer no microondas, também pode), acrescente o creme de leite e o creme de avelã. Misture bem e coloque sobre a crosta já assada.

Depois disso, eu levei à geladeira por mais ou menos 30 minutos, para deixar o creme bem duro e firme.

Cobertura:

Prepare a gelatina como a embalagem manda, mas lembre-se que, como é metade, a quantidade de água também será menor. Então bata no liquidificador o leite condensado, creme de leite, suco de limão e a gelatina já hidratada e dissolvida. Bata até misturar bem todos os ingredientes, especialmente a gelatina.

Use esse creme para cobrir a torta e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora. Se quiser decorar (melhor fazer quando servir), pode colocar as raspas de limão ou fatias bem finas da fruta.

Cortada ela fica assim:

02 - Gordice

O recheio fica bem durinho, mas dissolve na boca, enquanto o mousse fica firme. Eu disse que coloquei suco de uns 3 limões, mas se você gosta do sabor dele mais forte, pode aumentar (eu vou fazer isso da próxima vez). Não contei quanto rendeu, calorias e afins, mas aqui em casa acho que deu ao menos uns 10 pedaços, fazendo o lado gordo de todos bastante feliz!

Desculpem as fotos meio amadoras, porém acho que atingi o objetivo de deixá-los com vontade, né? Semana que vem trago mais uma gordice! Ah, fiquem à vontade para comentar, perguntar, criticar e sugerir pratos ou ideias!

Uma resposta to “Gordices de finde”

  1. Isadora Amorim 15/03/2014 às 15:54 #

    eu aqui morrendo de fome e ai vejo esse seu post! Morriiiiiiii com essas gordices kkkkkkkkkkkkkk
    Beijosss

Deixe um comentário

