Gordice de finde – Fudge de chocolate

4 abr

Oi, gente! Tudo bem?

E já que chegamos a mais um final de semana, vamos à gordice dele, né? Hahahah Se semana passada estava mais “saudável” (se é que posso dizer isso), hoje enfiei o pé na jaca eresolvi fazer algo bem calórico, doce e gostoso. Então o eleito para fazer meu lado formiga feliz é o fudge de chocolate!

01 - Gordice

Mas vamos do começo: uádãréu is fudge? Hahahahah Procurando na Wikipedia, temos a seguinte definição:

“Fudge é um tipo de sobremesa, suavemente doce, às vezes aromatizado com chocolate. A base dele é da mistura do açúcar, da manteiga, e do leite batidos e aquecidos em fogo médio, ganhando uma forma cremosa.”

Ok, não muito bem explicado, né? Eu diria que é um doce cremoso, servido gelado e que tem uma textura muito boa, daquelas que desmancham na boca. Como sou meio preguiçosa, gosto de receitas práticas, fáceis e rápidas. E esse caso é bem assim. Peguei a receita na Uol e fiz exatamente como eles explicam:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 2 colher(es) de sopa de chocolate em pó;
  • 500 gramas de chocolate meio amargo picado ou ralado.

Modo de preparo

Creme 1:

Em um recipiente de vidro, coloque o leite condensado, sal, a manteiga, essência e o chocolate em pó. Leve ao micro-ondas e aqueça por dois minutos na potência alta. Depois mexa bem até ficar homogêneo.

Se não tiver ou quiser fazer no micro, dá para misturar na mão, só vai levar mais tempo.

Creme 2:

Em outro recipiente, também de vidro, derreta o chocolate por um minuto e meio no micro-ondas, também na potência forte. Retire e mexa a mistura, até ficar homogênea.

Cuidado que saindo do micro, ele pode ainda ter os pedaços do chocolate, mas se você misturar, ele derrete. Não coloque mais que esse tempo, senão queima. Carla, posso derreter no fogo? Claro, desde que seja em banho-maria, sem deixar que a água entre no recipiente, ok? Chocolate e água não devem ser misturados.

Depois disso, volte o primeiro creme para o micro-ondas por mais um minuto e depois de tirar, misture bem. Junte as duas massas, até que fique um creme grosso e bem consistente.

Despeje em uma assadeira (usei uma de mais ou menos 30 x 20cm) que esteja forrada com papel manteiga (eu, exagerada, untei a forma antes de colocar o papel). Vá alisando com a parte de trás de uma colher, quanto mais liso, mais bonito.

Aí é só levar para a geladeira por no mínimo 6 horas (eu deixei de um dia para o outro) e na hora de servir, cortar ou com aqueles cortadores, ou uma faca daquelas sem serrinha, sabe? Usei aquelas enormes, de pão, porque a Carla é exagerada mesmo. Hahahahaha

Se você quiser um resultado bem profissional, dá para cortar em quadradinhos de 4 x 4 cm, assim ele fica certinho e rende mais ou menos 24 fudges. Fiz para nós aqui em casa, então estou cortando ao olho mesmo.

Parece difícil quando lemos pela primeira vez, mas não é. E para as preguiçosas, como eu, vale dizer que nem suja muita louça! Hahahaha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: