Gordice de Finde – Pastel assado de presunto e queijo

11 abr

Oi, gente! Tudo bem aí?

Hoje trago uma receita que, mais uma vez, adaptei ao paladar do povo daqui de casa. Na verdade gostei muito da original e por mim fazia assim mesmo, mas a gente insiste em querer agradar todo mundo, né? Hahahaha

Desta vez, segui as indicações do programa Dia Dia, da Band. Minha mãe acompanha o programa há tempos e uma coisa que gostava nele era o lado prático e rápido dos pratos. Acho que parte disso se perdeu, porém ainda dá para caçar algo aqui e ali. De qualquer forma, que tal aprendermos a preparar esse prato, que eu alterei o recheio?

Vamos lá:

01 - Gordice

Aqui temos dois tamanhos, para vocês terem noção de como fica. A ideia era fazer uma foto com todos na assadeira, mas o povo de casa comeu antes e por sorte consegui salvar os dois sobreviventes acima! Hahahaha

Ingredientes:

Massa:

450 gramas de farinha de trigo;

– 50 gramas de gordura vegetal hidrogenada;

– 1 copo (250ml) de água;

– ½ colher (sopa) de sal.

Recheio:

– 300g de mussarela picada;

– 300 de apresuntado picado;

– Azeitonas verdes picadas (a gosto);

– Sal, azeite, pimenta e temperos a gosto.

Cobertura:

1 ovo batido para pincelar

Preparo:

No processador, coloque a farinha, o sal e a gordura. Bata por uns 30 segundos e vá acrescentando a água. Você vai achar que não vai dar certo, mas aí ela vira uma bola e fica certinha. Dá para fazer na mão também, só vai levar mais tempo, ok?

Ponha farinha em uma superfície e abra a massa nela, usando um rolo. Deixei com no máximo meio centímetro de altura, para ficar mais fácil trabalhar, mas você escolhe como quiser. Aí com um cortador ou mesmo pires, corte os círculos da massa. Na foto à esquerda, usei um pires de xícara de chá. No da direita, de café.

O recheio fiz misturando tudo e medindo os temperos conforme o gosto. Você pode trocar por palmito, frango, legumes, carne moída, calabresa… Só não aconselho usar tomate, porque solta água. Se você preparar o recheio quente, espere esfriar para trabalhar, ok?

Coloque o recheio em metade do disco do pastel, deixando as bordas livres. Pincele o ovo pelas bordas e feche o pastel unindo as duas extremidades. Eu ainda apertei com um garfo para ficar marcado e bem fechadinho mesmo. Pincele os salgados fechados e leve ao forno preaquecido a 180ºC, até que a massa doure (acho que não levou no máximo meia hora, mas isso depende do seu forno).

Como fiz em dois tamanhos, pude perceber que no maior a massa renderia, no máximo, uns 6 pasteis. No pequeno, já daria mais, talvez uns 10 ou no máximo 12. O legal é que você pode reaproveitar o que sobrar da massa, abrir novamente e ir montando novos salgados, ou seja, ajuda a aumentar o rendimento.

A montagem parece difícil de ser explicada, mas se vocês assistirem ao vídeo da receita, vão ver que é bem simples. E que a receita te possibilita usar várias coisas que estão aí na sua geladeira, né? Agora é só usar a criatividade!

Anúncios

Uma resposta to “Gordice de Finde – Pastel assado de presunto e queijo”

  1. Thalyta Medeiros 13/04/2014 às 22:39 #

    me deu até fome :9 vou experimentar *-*
    adorei seu cantinho ❤ beijao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: