Gordice de finde – Paçoca Jaróla

2 maio

Oi, gente! Tudo bem aí?

Para quem não foi viajar e sofre por antecipação, como eu, para que esperar junho para comer as delícias da época? Como sou formiga assumida, sempre acho que é época de comer doces e aproveitei a estadia da minha avó aqui em casa para passarmos horas na cozinha!

Uma das gordices que fizemos esses dias foi uma paçoca, daquelas feitas em casa mesmo. Nada da versão esfarelenta, o negócio é Italian style, com “sustância”. Por isso, apelidei o prato de Paçoca Jaróla e claro, compartilho a receita com vocês. Nível ZERO de dificuldade. Ou o mais difícil é torrar o amendoim e abrir a lata de leite condensado, olha que complicado! hahahaha

Pega o caderninho e vem anotar:

01 - Gordice

Se não te convenci pelas palavras, ganhei pela foto acima, né? Golpe baixo mesmo! hahahaha Vamos lá, você vai precisar de:

– 500g de amendoim torrado e descascado (já explico como fiz);

– 1 lata de leite condensado;

– 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;

– 1 pacote de bolacha maizena (daqueles de 200g mesmo).

Super difícil, né? Olha como fiz:

Para torrar o amendoim: coloquei em uma assadeira, daquelas retangulares mesmo, no forno bem baixinho. De vez em quando ia lá olhar e mexer, para virar os grãos, mas acho que levou no máximo 30 minutos para torrar, isso depende de cada forno. Quando esfriou, descasquei cada grão (é só passar os dedos, a casca sai rapidinho).

Aí coloquei no liquidificador (mas pode ser no processador ou naqueles moedores antigos) um punhado do amendoim e um da bolacha quebrada na mão mesmo. Bati até virar farinha e fui colocando em uma tigela até acabar com os dois alimentos. Depois disso, misturei o leite condensado à farinha de amendoim e bolacha, adicionei a manteiga e misturei, com a mão mesmo.

O ideal é que ela fique uma massa, com tudo bem incorporado, como se fosse de bolacha mesmo. Nada dura, mas nem mole demais. Precisa ser em um ponto que você consiga manusear. Então untei levemente com manteiga o fundo (só o fundo) de uma assadeira, mais por precaução e coloquei a massa. Estiquei com a mão, dando batidinhas mesmo, ficando assim:

02 - Gordice

O legal é deixar ela secar um pouco, então a cobri com um pano de prato e na manhã do dia seguinte (havia feito à noite) cortei em quadrados/ retângulos aleatórios, mas você pode usar cortadores e fazer do formato que quiser. E pronto, a receita é essa, viu como foi difícil?

Não sei dizer sobre rendimento, porque sempre fazemos para o pessoal de casa e cortamos “a olho” mesmo. E como não dura muito aqui, fico devendo a validade! Hahahahaha

Agora é só preparar o quentão, a pipoca e as roupas para pular fogueira antecipada. E ficando bem gordinha, porém feliz! Hahahahaha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: