Oi, gente! Tudo bem?
Agora que chegamos ao final de semana, anda como relaxar e enfiar o pé na jaca, certo? Hahahaha Como temos Dia das Mães batendo na nossa porta, acredito que ninguém está com muito tempo (e vontade) de ficar horas na cozinha, por isso a receita de hoje é rápida, fácil, prática e gostosa.
Não sei de onde tiramos esse pão de minuto, mas me lembro de minha avó fazê-lo sempre. Tanto que em um dos 458 cadernos de receitas da minha mãe há o preparo do pãozinho com a informação de que ela está aprovada e é da minha avó. Para vocês terem ideia de como é antiga (por isso, daquelas que dão certo mesmo), a folha do caderno já está amarelada e quase caindo.
Se ainda assim não te convenci a ir para a cozinha, vamos às imagens tentadoras de hoje?
Não é uma receita que rende muito (aqui deu uns 15, alterando entre vários tamanhos), mas ele cresce um pouco e é uma boa para aqueles dias de fominha de última hora ou para fazer algo rápido e servir às visitas. Vamos lá, você vai precisar de:
- 1 tablete de fermento para pão (dá para comprar em mercado ou padaria, por exemplo;
- 1 xícara (chá) de leite morno;
- 2 ovos;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1 pitada de sal;
- Farinha de trigo até dar o ponto;
- Queijo ralado/ orégano/ gergelim… para decorar.
Modo de preparo
Primeiro, dissolva o fermento no açúcar. Quando estiver bem líquido e liso, misture os outros ingredientes. Vá misturando e colocando a farinha aos poucos, até a massa desgrudar das mãos e você conseguir fazer uma bolinha.
Ponha essa bolinha em um copo com água e a deixe lá até que ela suba. Essa é a hora em que a massa está pronta para ser mexida. Enquanto isso deixe a massa descansar e crescer, coberta com um pano ou mesmo o plástico filme.
Quando a massa estiver pronta, vá fazendo bolinhas do tamanho que achar melhor e colocando em uma assadeira grande, untada e enfarinhada (eu só unto e enfarinho o fundo). Polvilhe o queijo ralado, ou orégano ou gergelim no topo dos pães.
É bom dar um espaço entre um pão e outro, porque ele ainda vai crescer e pode grudar.
Leve ao forno médio (se quiser, pode pré-aquecer, mas eu mesma não fiz isso) por mais ou menos 30 minutos, de acordo com o seu forno e gás. Vale ficar de olho, porque os pães ficam prontos quando estiverem coradinhos no topo. É bem rápido, então cuidado para não deixar queimar.
Aí é só tirar do forno e se jogar! Vale comer sem nada, passar geleia, doce de leite, goiabada, manteiga, requeijão… Hmmmm!
Deixe um comentário