Gordice de finde – Pasteizinhos doces

16 maio

Oi, gente! Tudo bem?

Meio que correndo, quase não conseguindo, mas cá estou eu com mais uma Gordice de finde! E dessa vez é algo fácil, rápido, gordo e versátil: Pasteizinhos doces!

Se ainda assim não os convenci, vamos à “tortura” de hoje:

01 - Gordice

Para variar, segui a receita de um canal de TV. Minha mãe adora esses programas de culinária e eu acabo assistindo por osmose. Dessa vez, ela viu no Mulheres (e a receita está AQUI), pedindo para eu acompanhar e fazer. Mas na hora eu precisei sair… E não vi nada, então segui exatamente o que está escrito no site.

Por isso mesmo, dessa vez não “adaptei” muita coisa. Só tirei um ingrediente porque não o tinha, porém qualquer hora testarei a receita completinha. Pois bem, vamos aprender esse doce “ultra difícil”. Primeiro, a massa:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 150 g de manteiga (usei a de tablete, dá 1 e 1/2);
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de rum (não coloquei porque não tinha, então nem imagino a função dele no prato);
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar (como também estou sem, vamos no confeito!)

O recheio pode ser feito com algo doce que você tenha em casa, com consistência mais pastosa ou seca. Eu usei Nutella e goiabada cascão, mas dá para colocar brigadeiro, doce de leite, beijinho, doce de leite com coco, doce de abóbora, geleia, frutas em pedaços (já salivei com maçã)… Use a imaginação!

Vamos ao “complicadíssimo” preparo:

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e o sal (eu peneirei, para evitar grumos e sujeira. Mas eu sou fresca). Aí acrescente a manteiga e faça uma farofa grossa. Aliás, se a manteiga estiver mais derretida, melhor ainda, você ganha tempo. Não adianta, tem que misturar com a mão mesmo, para fazer com que a manteiga amoleça, ok?

Feito isso, coloque os ovos e o rum e misture até a massa ficar homogênea (bote a mão nisso, povo!). Ela ficou meio pegajosa, então eu coloquei um pouquinho de farinha para soltar dos dedos. Aí você cobre a massa com um pano de prato ou plástico e deixe descansar por 30 minutos.

Como não vai fermento na massa, não espere que ela cresça, ok? Esse tempo vai fazer com que ela seque um pouco e fique menos pegajosa. Depois disso, eu dei uma leve sovada, porém nem precisa. Coloque bastante farinha em uma superfície e abra a massa com a ajuda de um rolo. Ela é relativamente elástica, mas quando falta farinha, gruda, então é bom se lembrar disso.

Eu cortei com pires de xícaras de chá, por isso tive 17 pastéis assados. Mas você pode variar o tamanho, o que vai implicar no rendimento, ok? Aí é simples: abriu, cortou, coloque uma colher do recheio (acredite, é mais que suficiente, senão ele não fecha) e feche em formato de meia lua. Como sou exagerada, uni as pontas com um garfo.

Levei ao forno baixo e entre 30 e 40 minutos, tive esse resultado:

02 - Gordice

A parte de cima fica branquinha mesmo, mas a de baixo, dourada. Ah, vale lembrar que a assadeira precisa estar ao menos enfarinhada (eu untei e enfarinhei, peco pelo excesso mesmo). Eu vi que estava pronto pelo teste do palito, como em um bolo. E se você quer colocar açúcar de confeiteiro, granulado, coco ou qualquer coisa do tipo para decorar, faça na hora de levar ao forno. Fui tentar depois e escorregou tudo, então deixei branquinho mesmo:

03 - Gordice

Se eu tivesse deixado um pouquinho mais no forno, o recheio ficaria mais derretido. Mas como tive medo de queimar, tirei com uns 35 minutos. Quente, ele estava assim:

04 - Gordice

(Sim, aqui a gente não usa cafeteira. O café é no filtro de papel, no bule de alumínio!) Amei essa receita, a massa fica levinha, seca, mas com um toque de manteiga no fundo. E olhem que eu não como manteiga! Acho eu que a goiabada deve ter derretido mais, ainda não testei.

Achava que a massa ficaria muito doce, mas acho que até dá para arriscar algo salgado, como frango ou palmito, viu? Vou testar qualquer hora. E antes que vocês briguem comigo, viva a gordice e vamos todos nos empanturrar de pastel doce! Yeeeey!

Deixe um comentário

