Gordice de finde – Cookies de Doce de Leite

30 maio

Oi, gente! Tudo bem?

Já que está frio e todo mundo (ou boa parte) não abre mão do chocolate, a receita de hoje é fácil, rápida e prática e usa o ingrediente, acompanhado de outro que adoro: doce de leite. Está a fim de fazer algo para beliscar à tarde? Nem quer perder tempo na cozinha? Então vamos aprender a fazer Cookies de Doce de Leite!

01 - Gordice

Deixa eu explicar algumas coisas. A receita de hoje foi tirada desse site. Como já disse, minha mãe adora esses programas de culinária e eu acabo assistindo por osmose. Aí ela viu o preparo desse biscoito (ou bolacha, dependendo do estado brasileiro) e ficou falando para eu fazer. Como era fácil, salvei e na quarta fui para o fogão. Você vai precisar de:

– 125 gramas de chocolate meio amargo picado (dá uma barrinha pequena e mais um pouco);
– 40 gramas de manteiga (para variar, usei daquelas de tablete, para ficar mais fácil dividir);
– 80 gramas de açúcar;
– 1 ovo;
– 120 gramas de farinha de trigo;
– 1 pitada de sal;
– ½ colher (chá) de fermento químico em pó (aquele do potinho azul e vermelho);
– ½ xícara (chá) de doce de leite em barra picado (eu comprei uma embalagem daqueles quadradinhos e piquei, não usei nem 10 cubos).

Fazer exige um grau de dificuldade de nível zero. Na batedeira, bati o ovo e o açúcar até ficar um líquido esbranquiçado. Vai levar um tempo para acontecer, mas não perca as esperanças. Após isso, derreti o chocolate com a manteiga em banho maria (tenho medo do microondas para isso, então prefiro fazer na panela). Quando estava bem liso, sem pedaços, tirei do fogo e misturei ao creme do açúcar e ovo.

Fui misturando e acrescentando o sal e o fermento. Depois incorporei, coloquei a farinha, sempre aos poucos. No começo você acha que não vai dar certo porque é tudo muito líquido, mas aí a farinha vai transformando tudo e no final fica até meio pesado. É bem interessante ver! Assim que estiver tudo misturado e você tiver uma massa, coloque o doce de leite e o incorpore à massa. Depois, leve para a geladeira por 30 minutos ou que fique bem firme.

A receita não diz, mas nessa hora aproveitei para untar a assadeira. Passei a manteiga, cobri com papel manteiga e untei novamente (medo de grudar? Exagero? Sim, claro ou com certeza? hahahaha). Aí quando a massa estava durinha, fui fazendo as bolinhas. Tirava com a colher, mas modelei com as mãos, como um brigadeiro mesmo. Nem precisa passar manteiga.

Coloquei na assadeira, dando um espaço entre cada bolinha e levei ao forno médio (180°C). A receita diz que é para deixar 15 minutos, mas a minha primeira fornada eu deixei uns 20 minutos, a segunda ficou 25. E nessa os cookies ficaram mais clarinhos e crocantes. É muito importante lembrar de tirar do forno ainda macio, porque quando ele esfria, endurece.

Gostei bastante da receita, mas os meus ficaram diferentes do original. Me pareceu aqueles pães de mel daquela marca que fazia o cigarrinho de chocolate (e o guarda chuva, a moeda…), sabem? Vejam por dentro:

02 - Gordice

O doce de leite não derrete, mas é bom assim mesmo. Dá para trocar por gotas de chocolate, por exemplo, porém eu acho que o doce de leite deu um toque todo especial. Ficou muito bom, mas vou testar outras vezes para ver se fica igual ao do site. De qualquer forma, dá para fazer e comer tranquilamente. Ah, minha receita rendeu 17 cookies, mas isso varia conforme o tamanho das bolinhas que vc faz, ok?

Deixe um comentário

