Gordice de finde – Bolinho de Bolo

6 jun

Oi, gente! Tudo bem?

Chegamos a mais um final de semana, o que para mim significa dia de gordices! Hahahaha E a de hoje é para os fãs de doces, como eu. Vi a receita no programa da NaMaria Ana Maria Braga e como achei fácil e tranquila, reproduzi com minhas adaptações (também chamado “fiz com o que tinha”).

É algo bem prático, que rende pouquinho, mas dá para matar aquela vontade de doces. A sobremesa de hoje se chama Bolinho de Bolo e o original pode ser encontrado AQUI. Ói que gostoso:

01 - GordiceEu fiz assim:

Bolinho

  • 150g de bolo esfarelado (1 ½ xícara de chá) (usei aqueles prontos, de chocolate, dá quase metade da embalagem);
  • 2 gemas;
  • 1 colher (sopa) de creme de leite de caixinha (15 g);
  • 75g de açúcar (1/3 xícara de chá).
  • 250 ml de água (1 xícara de chá).

Calda

  • 1 colher (sopa) de margarina (15 g) (adivinhem? Usei a de tablete! hahahaha);
  • 6 colheres (sopa) de açúcar (90 g);
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (60 g) (aquele do padre, sabem?);
  • 30ml de licor de menta, mas pode ser de qualquer sabor;
  • 100ml de creme de leite de caixinha (é o restante da caixa usada no bolo);
  • 3 colheres (sopa) de doce de leite em cubos, picado (45 g) (aquele que sobrou da semana passada).

Modo de preparo

Bolinho

Misturei em uma tigela o bolo esfarelado, as gemas e a colher de creme de leite. Deixa tudo incorporar bem e reserve, fica uma massa bem úmida e parece que não renderá nada, mas vai dar certo.

Aí você coloca em uma panela o açúcar e a água e deixe no fogo médio até formar uma calda em ponto de fio. Antes de ligar o fogo, eu mexi, para evitar que o açúcar queimasse. O ponto é quando você levanta a colher e ao invés de caírem gotas bem líquidas, fica um fio, mais grosso. Quando você teve esse resultado, desligue o fogo e misture à massa. Vai ficar algo mais pastoso, porém precisa ficar uniforme.

Enquanto isso, unte com manteiga forminhas de fundo falso. Eu usei a de torta de maçã, número 7, mas é grande. Dá para fazer com a de pão de mel e até com a de empada. Dá para fazer na de fundo fixo, porém depois tem que desinformar, ok? Quando acabar, coloque uma porção da massa (a Ana Maria encheu as forminhas, nas minhas não daria, então coloquei metade). Leve ao forno alto, preaquecido a 200°C, por 10 minutos.

Se o seu forno for antigo, como o meu, é melhor colocar no baixo e ficar de olho. E fazer o teste do palito para saber quando assou, ok? Uma vez pronto, retire do forno, espere esfriar e desinforme.

Calda

Enquanto os bolinhos assavam, fui fazendo a calda. Em uma panela pequena (e se puder, uma antiaderente será bem vinda!), coloque a margarina, o açúcar e o chocolate. Leve tudo em fogo baixo e vá mexendo até que o açúcar umedeça, dando a impressão de uma farofinha. Aos poucos você acrescenta o licor (e tem que colocar mesmo, senão nem dará ponto) e muito importante: não deixe de mexer, porque nessa hora pode grudar tudo em 2 segundos. Vá colocando e mexendo, até que a calda fique homogênea.

Depois, desligue o fogo e acrescente primeiro o creme de leite, mexendo sempre para não talhar e por fim, o doce de leite (ou nozes, castanha, amendoim, amêndoa…). Continue misturando e sirva, ainda quente, por cima dos bolinhos. Decore como achar melhor e pronto!

Minhas observações: eu quase queimei a panela. hahahaha Por isso recomendo o cuidado na calda, eu não mexi muito bem no começo e ia grudar, mas consegui reverter. Se você não bebe, pode ficar tranquila, o álcool evapora e a calda fica somente com aquele fundinho de gosto de menta, no meu caso. Acho que a bebida é essencial para  textura, então não acho que trocar por essência, por exemplo, daria certo.

Como não tinha cacau, usei o chocolate em pó, então ficou um pouquinho (mas bem pouco), mais doce. A calda sobrou bastante, então separei em um potinho para colocar em uma taça com sorvete (#vaigordinha). O doce de leite não deixa a receita enjoativa, ok? Vale usar também.

Não acho que seja uma receita para servir a várias pessoas, já que rende bem pouco. Mas para aquela tarde e só em casa, vale a pena! Eles dizem que rende 6 porções, porém isso varia conforme o tamanho da sua forminha, ok?

Semana que vem acho que trarei algo salgado… O que acham?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: