Gordice de finde – Petiscos de pão de forma

13 jun

Oi, gente! Tudo bem?

Agora que acabou a euforia com o primeiro jogo da Copa, vamos fechar a semana de forma bem gorda. E rápida. E prática. E fácil. Essa semana resolvi “desenterrar” mais uma receita dos cadernos da minha mãe e fazer um petisco para comermos enquanto passava o jogo. E dá para todos fazermos, já que o nível de dificuldade é zero.

Olha o “monte” de coisas que você irá precisar:

  • Pão de forma (eu usei quase metade do pacote);
  • Maionese;
  • Ketchup (ou molho de tomate, se preferir, desde que ele fique mais pastoso e menos líquido);
  • Orégano (ou manjericão, se preferir).

Se você não gostar de maionese, não puder comer ou tiver alguma restrição, também pode trocar por requeijão cremoso, cream cheese, ricota… Veja que são produtos com textura mais cremosa, entende? Nada totalmente líquido. O resultado é esse:

01 - Gordice

Nessa foto de cima, já está tudo pronto. Abaixo, antes de ir ao forno (para que foco, né? Hahahahaha):

02 - Gordice

Vamos ao preparo “super complicado”. Eu usei o pão com a casca mesmo, mas nada te impede usar sem, tirar, trocar por aqueles com grãos… O que acho importante é que seja um que não quebre ou esfarele, senão vai desmanchar, ok? E cuidado com esses de fibras e afins, para não ficar muito seco.

Cortei as fatias ao meio e depois em pedaços menores, de forma aleatória mesmo. Do tamanho que fiz, usando quase metade da embalagem maior de pão de forma, deram 50 petiscos, então isso vai variar conforme seus “olhos”, ok?

Aí coloquei maionese por cima. Usei mais ou menos meia colher de café, mas novamente, vai variar conforme o freguês. Fiz o mesmo com o ketchup e por fim, salpiquei orégano.

Coloquei todos na assadeira e levei ao forno, sem pré-aquecer, untar ou qualquer coisa do tipo. Como eu sou a louca do fogo/ forno baixo, prefiro sempre fazer dessa forma para ter mais controle. Acho que os meus levaram uns 15 minutos para ficar pronto, a questão é ver que o pão fica durinho como uma torrada, porém sem tostar.

Outra forma de perceber é quando a maionese fica mais firme e amareladinha, sabem? Porém, esse é um ponto que não confio muito, porque isso pode acontecer por fora e não por dentro.

Carla, posso substituir o pão pela torrada pronta? Pode, só acho que a receita ficará mais cara, renderá menos e é mais difícil de cortar. Mas dá também. Eu gosto de servir bem quentinho mesmo, logo que sai do forno.

Sei que pode parecer algo bobo, mas já repararam que são esses pratos que quebram um bom galho? Ainda mais quando não temos tempo para preparar algo mais complexo, né? Vocês têm receitas como essa, ainda mais de petiscos? Que tal compartilharmos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: